SÃO VÁRIOS OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA PERSONALIDADE HUMANA NO ENTANTO CITAREI OS MAIS ESTUDADOS EM PSICOLOGIA.

Principais fatores: Genético,ambiental, aprendizagem, parental, desenvolvimento, consciência e inconsciência.

Estudando as muitas teorias da personalidade desde Freud no inicio do séc. XX é os contemporâneos do séc. XXI. Pode-se concluir que não existe a teoria da personalidade certa ou errada, sabemos que o campo da personalidade é marcado mais pelo caos do que pela certeza, mais pelas diferenças do que concordâncias. Abaixo segue algumas concepções de vários protagonistas da teoria da personalidade ou teorias das personalidades.

O Fator Parental

Freud foi o primeiro a enfatizar a influência dos pais na formação da personalidade dos filhos e praticamente todos os teóricos aceitam esse ponto de vista. Adler fala das conseqüências de uma criança não desejada ou rejeitada pode ter em sua personalidade. Esta rejeição citada por Adler pode causar a insegurança tornando-a raivosa e deficiente de auto-estima. Horney diz que a insegurança por falta de afeto pode ocasionar um sentimento de desampara na criança. Fromm por sua vez argumenta que quanto mais independente a criança for dos laços primordiais com os pais mais insegura será.
Cattel e Allport também concordam com o fator parental na formação da personalidade. Allport diz que a relação mãe-bebê é primordialmente de afeto e segurança, condições básicas para o desenvolvimento. Cattel via a infância como o período de formação mais importante, pois do comportamento de pai, mãe e irmão trará o caráter.
Maslow trouxe a importância de atender as necessidades básicas (fisiológicas das crianças) e a necessidade de sentir-se segura diante dos acontecimentos. A partir das idéias de Maslow, Rogers falou sobre a responsabilidade dos pais em oferecer consideração positiva incondicional para seus filhos.
Os comportamentos parentais podem determinar aspectos específicos na personalidade como necessidade de realização, auto- eficácia, autocontrole e o otimismo.
Mesmo com controvérsias a personalidade é formada por pais, colegas, genes ou alguma combinação fatores.

O Fator do Desenvolvimento

Freud acreditava que a personalidade era estabelecida até por volta dos cinco anos de idade e que depois seria muito difícil mudá-la. Os grandes teóricos da personalidade como Cattel, Allport, Erikson e Murray aceitam que os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da personalidade, mas não é determinante e, portanto pode ser modificado. E teóricos como Jung, Maslow, Cattel e Erikson observaram que a meia-idade era um período de importantes mudanças na personalidade. Se fossemos responder a pergunta: A personalidade muda? Poderíamos dizer que sim, pois algumas características permanecem estáveis enquanto outras permanecem mudando com o passar do tempo.
Alguns teóricos que defendem a influência de fatores genéticos sugerem que as mudanças ocorrem independentes do ambiente. Por outro lado outro grupo teórico acredita que mudamos em função do ambiente e a necessidade de adaptação ao meio social.
Um teórico contemporâneo dividiu as mudanças na personalidade na vida adulta em três níveis:
Traços de disposição: São características que permanecem estáveis ou imutáveis a partir dos 30 anos.
Preocupações pessoais: São os sentimentos, planos e objetivos conscientes que mudam frequentemente durante a vida.
A narrativa da vida: É o desenvolvimento do SELF, a obtenção de identidade e o encontro com o objetivo da vida. O que somos e como nos encaixamos no mundo.

Comentários

Anônimo disse…
mais ou menos né
Anônimo disse…
Podemos considerar tambem como um dos factores que influem no desenvolvimento da personalidade os factores Sociais.