Recomendo para leitura o livro " Confiança e medo na cidade"

"Confiança e Medo na Cidade" de Zigmaund Bauman (19 de novembro, 1925, Poznan) é um sociólogo polonês que iniciou sua carreira na universidade de Varsóvia.

Confiança e medo, palavras de significados totalmente diferentes, porém, Bauman, as utiliza de forma brilhante para nos explicar o modo em que a civilização contemporânea vive.
Na obra de Zigmund Bauman, é possível constatar o quanto os valores humanos estão ficando cada dia mais precários. As relações estão da vez mais restrita as pessoas de um mesmo “padrão”, como classe social, mitos, histórias, o que o torna confuso, trás uma realidade triste e crua, porém mesmo nos mostrando tal realidade, de certa forma nos mostra uma saída, capaz de amenizar tais fenômenos sociais.
Bauman, fala sobre a falsa ilusão de segurança que as pessoas sentem em fazer parte de um grupo que vive atrás de muros protegidos por seguranças treinados. Mesmo o passando enorme parte do seu tempo nesses locais que Bauman compara com os antigos castelos da idade média, o individuo se vê obrigado a fazer parte de uma sociedade maior de uma amplitude física comum a todos, que são os centros das grandes metrópoles.
Bauman diz que o medo e a insegurança nos seres humanos se dão pela mixo fobia, que é o medo de se relacionar com as pessoas diferentes de si. Em contraponto a isso Bauman nos estimula e nos da a opção de sentirmos menos medo, isso é possível com a mixo filia, que é a relação com o maior numero de pessoas possível e de preferência diferentes de si.
A mixofobia leva o ser humano a se relacionar com um numero cada vez menor e restrito de pessoas, nos conduzindo a uma sociedade cada vez mais consumista e depressiva, enchendo os consultórios, terapêuticos em busca de algum conforto.

Comentários