Hoje falarei dos fatores Genético, Ambiental(social) e aprendizagem.

O Fator Genético
Há fortes evidências de que traços ou dimensões da personalidade são herdados. Teóricos que sustentam esta posição são Eynseck com as dimensões de psicoticismo, neuroticismo e extroversão. Existem os fatores de McCrea e Costa chamados de neuroticismo, extroversão, abertura a experiência, afabilidade e consciência;
Os três temperamentos de Buss e Plomin de emotividade, atividade, e sociabilidade. Além desses existem os traços de Zuckerman de busca de sensação.
Independentemente do número de traços que possam existir, nem o mais ardoroso defensor das abordagens genéticas argumentaria que a personalidade é completamente explicada pela hereditariedade. A realização da nossa hereditariedade sempre dependerá de fatores sociais e ambientais.

O Fator Ambiental
Todos os teóricos da personalidade concordam sobre a influência do ambiente na formação da personalidade. Adler mencionou o impacto da ordem de nascimento, ou seja, o lugar em que cada indivíduo ocupa no ambiente influência seu comportamento. Na concepção de Adler os ambientes domésticos podem resultar em personalidades distintas.
Karen Horney acreditava que a cultura e a época o qual somos criados trazem efeitos, tais como neuroses como ela registrou em pacientes alemães e norte-americanos. Falou também sobre a inferioridade feminina que é devido a forma com que a menina é tratada na cultura em relação ao menino. Fromm deu ênfase aos grandes acontecimentos históricos na formação da personalidade. Para Allport a hereditariedade é a matéria prima da personalidade e que esta é forjada pelas relações sociais. E Cattel diz que a genética é mais importante para alguns fatores da personalidade do que para outros, mas os fatores ambientais influenciam todos os demais.
Erik Erikson desenvolveu oito estágios psicossociais inatos, mas o ambiente determina o modo pelo qual se dará esta realização. Ele acreditava que as forças sociais e históricas influenciavam na formação da identidade do EGO. Já Rogers e Maslow sustentam que a auto-realização é inata, mas reconhecem os fatores ambientais.
Por fim grandes eventos sociais como guerra, recessões econômicas podem restringir escolhas da vida, assim como coisas corriqueiras como mudança (troca de emprego) também.


O Fator da Aprendizagem

Existem evidencias de que o aprendizado exerce papel fundamental em todos os aspectos do comportamento. Todas as forças ambientais e sociais que modelam a personalidade o fazem por meio de técnica de aprendizagem. Skinner baseou-se em trabalhos deixados por Watson e Pavlov e ensinou como trabalhar com o reforço positivo, aproximação sucessiva, etc. Skinner acreditava que a personalidade era um acúmulo de respostas aprendidas. Bandura e Rotter concordam com Skinner que os comportamentos em sua maioria são aprendidos e que a genética tem um papel limitado.
As pessoas que acreditam controlar a própria vida possuem uma auto-eficácia muito alta e estas pessoas segundo Seligman são otimistas. Esse controle é determinado pelos fatores ambientais e sociais, é adquirido na infância e meninice, embora possa ser mudada mais tarde. A noção de controle é uma dimensão adquirida da personalidade para a qual o comportamento dos pais é fundamental.

REFERÊNCIAS
Teorias da Personalidade, Calvin S. Hall, Gardner Lindzey, John B. Campbell. Artes Médicas, Porto Alegre RS.

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