Egocentrismo médico


Em função da minha admiração e respeito pelos médicos e principalmente pela medicina resolvi comentar as situações que tenho observados por parte de alguns médicos e conselhos.

As reclamações e, principalmente a hostilidade por parte de alguns médicos e seus conselhos contra a vinda de médicos do Exterior não é legítima. Essa opinião é baseada em fatos, que a maioria da população conhece muito bem. A famosa frase do atendente hospitalar e/ou uma página A4 na parede da recepção: “Estamos sem médico...”.

Usar com dignidade, independente da nacionalidade!
Vamos aos fatos:
- Não existem médicos suficientes, menos ainda no interior. Se tivessem médicos suficientes não haveria tantos médicos dobrando plantão e realizando atendimento, visivelmente com sono e, às vezes, de mau humor.
- O programa foi aberto primeiro para médicos brasileiros, depois para brasileiros formados no exterior e por ultimo para estrangeiros. Porque os reclamantes não se candidataram? R$10.000 reais de bolsa, fora outros incentivos é pouco? Por que alguns profissionais médicos tentaram sabotar o programa?
- Porque não utilizar esse intercâmbio de profissional/cultural para um crescimento de ambas as partes no sentido técnico e humano. Será que os médicos estrangeiros (Portugueses, Argentinos e Cubanos não agregariam conhecimento ou os médicos brasileiros estão acima disso tudo). A chegada de profissionais, altamente qualificados, tem sido uma prática recorrente em muitas áreas, inclusive na saúde. Quais os motivos desse egocentrismo em torno de uma profissão tão importante para a dignidade humana. Será que é porque todos nós, em algum momento de nossas vidas precisaremos de vocês? Esse fato deveria ser o motivador para um gesto de humildade e não uma justificativa para imposição ( relembremos a tentativa da imposição do Ato médico), a inflação de honorários e reinvindicações que só favorecem a classe. Não é contra a “imposição” que os médicos estão lutando.
Caros, médicos Brasileiros.
É o momento de alinhar O DISCURSO ÀS ATITUDES!

Comentários