Demitir é um processo, jamais um ato.

Especialistas reconhecem que demitir é um dos momentos mais difíceis para um gestor, mas como ele é inevitável, esteja preparado para fazer isso de forma correta e digna para as duas partes. Abaixo, compilei alguns pontos relevantes presentes em 90% das bibliografias da área de gestão e que alguns gestores ignoram ou desconhecem.
CENA UM
 Tenha certeza da sua decisão e que esgotou as alternativas coorporativas como advertência sobre o desempenho/comportamento, verificar possíveis faltas da empresa, possíveis problemas pessoais dos gestores e ou colegas. Agora encaminhe toda a documentação junto ao setor de recursos humanos e não deixe a informação vazar. Somente as pessoas necessárias devem ficar sabendo.


CENA DOIS
Com as avaliações de desempenho em mãos demonstrando o baixo rendimento, casos concretos que justifiquem a demissão do funcionário e a certeza de que é a coisa certa para a empresa e para a equipe, chame o funcionário para um local reservado e adequado para informar a demissão. Não delegue, seja direto, evite brincadeirinhas e esteja preparado para justificar a decisão (por isso é necessário as avaliações de desempenho, casos concretos de problemas causados pelo funcionário ...) assim dará justiça e dignidade a um processo que é difícil para o gestor, mas muito pior para quem esta sendo demitido. Jamais o elogie em demasia ou projete um futuro de sucesso à pessoa que esta demitindo, não diga frases como:
  - “Você é competente, inteligente, tem bons resultados e terá um grande futuro”, isso o fará ter que justificar novamente porque o esta demitindo. Sempre olhe nos olhos e demostre segurança.

CENA TRÊS
Avalie o processo e reflita se foi uma surpresa para o funcionário demitido e colegas de trabalho, se sim, a cena um não foi realizada corretamente e vai gerar insegurança no grupo e você pode ter tomado uma decisão por motivos emocionais/abstratos e não com fatos concretos e avaliações de desempenho. Por fim, se após comunicar a demissão e justificar o funcionário perguntou o motivo da demissão, a cena dois não foi bem realizada.
CENA QUATRO
Auto avaliação nunca é demais e evita que, se erros aconteceram, não voltem a se repetir e o líder ganha a confiança dos subordinados e não corre o risco de ser tachado de injusto, arbitrário ou mimado.
Ignorar essas questões do processo de demissão enfraquece a imagem do gestor diante dos funcionários e fere a dignidade de quem esta sendo demitido, que merece no mínimo, saber porque foi demitido.


Comentários