Mulheres e sua relação com os cabelos

        Recentemente, conversando com uma amiga, mulher madura e inteligente, que me falava sobre seu novo corte do seu cabelo “quase Joãozinho”. Relatou-me que cortou seu cabelo apesar dos números pedidos e protestos por parte de seu marido. Nesse momento, acredito que ela se deu conta de que conversava com um representante do sexo masculino e que isso a poderia “beneficiar”, principalmente na tentativa de entender porque o marido resistia tanto ao referido visual e resolveu perguntar o que eu pensava sobre isso. Para responder a essa pergunta foi fácil, pois vivo esse dilema diariamente com minha esposa, pois minha mulher nunca esta satisfeita com o seu cabelo. Trocar a cor é regra quase que semanal e o corte, por vezes, muito curto também acontece. Respondi a ela que os homens precisam desfrutar de uma referência visual feminina, somos atraídos pela forma com que os cabelos se movem durante o caminhar, ao ser retirado do rosto com um gesto simples que expressa à sensualidade inata nas mulheres, falei o quanto ele pode se tornar uma ferramenta incrível na hora do amor. 



     O cabelo, talvez seja o maior símbolo da diferença entre os sexos, vide os primeiros desenhos da maioria das crianças, onde as figuras masculinas e femininas se diferenciam pelos dois rabiscos que nascem no topo da cabeça das “mulheres”. 



    Ao concluir minha fala, percebi que minha amiga estava reflexiva, provavelmente acessando suas memórias que reforçavam a minha lógica masculina. Após um rápido período de silêncio ela me relatou que o seu marido havia dito a mesma coisa, apenas de forma diferente e concluiu em tom descontraído que compensará o marido de outras formas. 

     Essa conversa entre amigos me proporcionou uma reflexão sobre a forma com que as mulheres (creio que maioria) se relacionam com seus cabelos. Cabelos que são temas de canções como “debaixo dos caracóis dos seus cabelos...” eternizada na voz de Wando; ou na poesia Presença de Mario Quintana que diz :

- É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas, teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento das horas ponha um frêmito em teus cabelos...

ou ainda no conto de fadas de Rapunzel que transporta seu amado através de seu cabelo para que o amor seja tornado realidade.

     Seja num conto de fadas, na poesia ou na música, o cabelo feminino para os homens, sempre será muito mais que um cabelo. 

Comentários