O gestor sem "tempo" para capacitar, que não encontre tempo para reclamar!

       
   
         Ao longo desses anos trabalhando na área de educação e educação corporativa, percebo que ainda encontramos imensa resistência dos gestores em se responsabilizarem pelo desenvolvimento e treinamento das suas equipes. Arrisco a dizer que se perguntarmos ao líder/chefe/gestor/cacique (como quiser chamar uma pessoa responsável por outras em uma instituição):

- QUEM É O RESPONSÁVEL POR TREINAR OS PROFISSIONAIS NA EMPRESA?

Não tenho a menor dúvida de que, pelo menos, 90% afirmarão que essa é uma responsabilidade do RH.

            Essa é uma resposta parcialmente correta, pois uma gestão de pessoas moderna precisa ser proativa e a liderança deve ser exercita de forma a evitar ou minimizar erros. As principais bibliografias com enfoque na liderança têm colocado o líder no papel de facilitar/mentor e a capacitação como uma ferramenta poderosa de gestão, dessa forma, o gestor que insiste em terceirizar a responsabilidade de desenvolver sua equipe, corre o risco de perder sua influência paulatinamente até ser substituído por alguém mais envolvido com o desenvolvimento da equipe.

O ciclo é:

            
            Atualmente, não se pode pensar em formar equipes competitivas e eficientes sem o envolvimento direto dos gestores no processo de formação e desenvolvimento das pessoas que formam suas equipes, afinal ninguém conhece melhor o trabalho da área que o gestor. Deixar a responsabilidade só para o gestor ou para o RH é um erro grave que pode comprometer a imagem de ambos, pois serão cobrados solidariamente.
            Para finalizar, saliento que existe um tipo de gestor que não treina e não deixa a equipe participar dos treinamentos disponibilizados pela instituição. Sendo assim, se não encontra tempo para desenvolver sua equipe, que não encontre “tempo” para reclamar.

     
                    *Ter tempo ou não, sempre será uma questão de prioridade!

Comentários