5 características do gestor de RH 4.0



No cenário da Quarta Revolução, o desafio latente ao gestor de recursos humanos é transformar o seu próprio Mindset, ou seja, colocar em prática o discurso de mudança na empresa sendo capaz de lidar com as instabilidades que isso representa. Mudar sempre significará a perda de estabilidade e a grande diferença entre o momento atual com os demais apresentados nesse texto é justamente a falta de segurança. Essa falta de segurança hoje é constante em função da rápida transformação do cenário que a cada dia lança nossas tecnologias para todos os segmentos. Diante disso, você pode estar se perguntando:
- Como me manter atualizado?
- Como promover as mudanças sem colocar em risco a segurança?



Penso que não existe uma resposta definitiva, mesmo assim eu me arriscarei apontar alguns caminhos, para a primeira pergunta, acredito que não há outra resposta além de que hoje, na era da informação, não existe desculpa para não se estar atualizado.
Para a segunda questão, a resposta vem de dentro de cada gestor de Rh que precisa primeiramente acreditar nesse novo modelo de RH Ágil e nos seus impactos nos trabalhadores e por fim no resultado das suas organizações e criar competências capazes de influenciar as demais pessoas que decidem na organização. Esse novo gestor de Rh precisa ser:

Prático
O tempo de ficar falando sobre mil e uma teorias, ferramenta ou estudo de caso passou. Isso não significa que você não precisa conhecer ou dominá-las, isso significa que você precisa apresentar a solução de forma objetiva, “direto ao ponto” e estar pronto para justificar como chegou até ela se solicitado.


Tecnológico
Por motivos óbvios, o gestor de RH da atualidade precisa conhecer as tecnologias que impactam na sua área, é impensável que um gestor de RH atual se atenha apenas aos seus conhecimentos implícitos, sem dúvida ele precisará de ferramentas tecnológicas para embasar suas decisões e apresentar seus indicadores.


Criativo
Está já é uma característica muito explorada nos gestores de RH que muitas vezes extrapolam seu papel atuando em áreas de marketing, criação e produzindo eventos. Isso, provavelmente continuará acontecendo, já que a lógica é ser multitarefa estará cada vez mais forte.

Atuação em rede
A atuação em rede se caracteriza pelo dinamismo, interação e capacidade de produzir de forma colaborativa. Nessa perspectiva de atuação a comunicação é extremamente importante, pois somente a partir dessa poderosa competência os projetos atenderão aos requisitos de agilidade e efetividade. Quanto melhor a comunicação, respeito e valorização entre os membros desta rede, maior será a capacidade de entrega de valor do gestor.


Inteligência emocional
Conceito bastante difundido no ambiente organizacional, atualmente é considerado um diferencial, a inteligência emocional se tornará indispensável para o gestor de RH. Atualmente o gestor de recursos humanos já muito exigido, imagine nos próximos anos em esse mesmo gestor precisará gerenciar profissionais tão ou mais exigidos que ele.


Estas características tem o objetivo de colocar o gestor de RH sempre à frente das transformações organizacionais aceitando o papel de condutor / facilitador das mudanças para os demais colaboradores. 

Esse e mais detalhes no livro Gestão de Recursos Humanos e a quarta revolução industrial


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