É desinformação ou falta de caráter?



            Talvez esse seja o maior paradigma do Brasil em pleno ano de 2018, momento em que a informação é acessível para grande maioria das pessoas através dos seus smartphones, tablets e computadores. Todavia o que se percebe é uma grande “cegueira diante das situações mais simples. A cegueira crítica é um fenômeno inerente às paixões coletivas como futebol e hoje também da politica brasileira que tem lá sua razão de ser, afinal, quem é fã de um clube ou faz parte de um partido político a priori defende uma ideologia e os líderes dessa, mesmo quando não concordam. De fato não vejo problema nisso, pois somos um país tão grande e diversificado que essa ideia em si não gera grande transtorno (são mais 100 clubes de futebol profissional e mais de 30 partidos políticos), ou seja, tem espaço para todos.

            A informação fácil, nesse caso, deveria facilitar a checagem de informações e tornar as pessoas mais críticas e céticas a determinadas informações que são emitidas nos vários veículos de comunicação em massa e redes sociais. Mas não! O que acontece nos últimos anos é que não há mais a preocupação com a veracidade dos fatos, determinados grupos mal intencionados e conhecedores dessa incapacidade crítica da maioria da população brasileira se utiliza de marqueteiros profissionais que produzem informações de grande qualidade técnica, mas mentirosas ou que distorcem fatos. Eles atingem grande parte do seu público que está preocupado em validar sua verdade, não se importando com a fonte da informação.


            Acredito que não existe imparcialidade absoluta em qualquer que seja a informação, pois ela sempre trará um pouco do que pensa quem a registrou e esta realidade torna mais forte o argumento de se embasar em mais opiniões, mais fontes e mais pesquisas antes de sair compartilhando, pois a partir do momento em que eu informo aos outros, eu sou responsável por aquela informação e serei julgado por isso. Hoje, na era da informação só existem duas possibilidades de compartilhar uma informação falsa:
1-  Sei que é falsa, mas me representa = Falta de caráter;
2-  Ignorância.
Ignorância é curada com informação!    


Comentários