Queridos mestres

Quando lembro que é dia do professor logo me vem à memória minha infância sendo alfabetizado numa escola pública, pequena e com poucos recursos. Lembro-me da professora do primeiro ou segundo ano, que de tanto fazer mais que “ensinar”, se tornou madrinha de um colega muito carente. Lembro-me claramente das vezes em que não conseguia concluir algum exercício e ela calorosamente me dizia que eu era capaz e que bastava me esforçar mais um pouco que os meus sonhos se realizariam. Eu acreditava cegamente em cada uma das palavras das minhas primeiras professoras e via nos olhos delas a verdade.
Cresci rápido, quarto, quinto, sexto e no sétimo ano descobri que a vida era dura também com vocês, pois minha professora de matemática, ainda muito jovem precisou passar por diversas cirurgias e internações. Não entendíamos muito bem porque pessoas boas também ficavam doentes, aprendi que os professores também sofrem. Diante do fato, toda a turma se abalou, mas torceu pela recuperação dela e inocentemente se comprometeu em melhorar suas notas e comportamento em matemática se ela retornasse com saúde. Ela retornou saudável, porém, tal como iniciar dieta na segunda, a promessa dos adolescentes não foi cumprida.
 Ao longo da vida tive a felicidade de encontrar bons professores e excelentes seres humanos. Felizmente, descobri que não fui o único, muitos dos meus amigos, colegas e familiares relatam as mesmas boas lembranças da escola.
Queridos professores, os tempos estão difíceis eu sei, pessoas que desconhecem o seu trabalho te julgam a partir de desinformações, mas não se abalem, fiquem firmes. Não deem ouvidos aos que não sabem das suas lutas e ignoram que uma nação desenvolvida (econômica e socialmente) se constrói a partir da educação. Não ouçam a parte desinformada e amoral que acredita em distribuição de kit gay, ignorem os que apontaram seu ódio reprimido para os senhores e que acreditam que um professor, ao invés de ensinar fundamentado em metodologias validadas,  está preocupado em difundir uma ou outra ideologia, como se isso fosse possível em um país tão plural em plena era da informação. Além disso, esses que falam nem mesmo sabem o conceito de ideologia, se soubessem, não usariam de forma tão equivocada.
Continuem acreditando que vocês são importantes, continuem sonhando que o amanhã ou o depois de amanhã será melhor que hoje em função do que vocês semeiam hoje.
Dizem por aí que vocês formam todas as outras profissões, mas na verdade vocês são muito mais que isso, vocês são seres especializados em cultivar sonhos.
Freire, Darcy Ribeiro, Montessori e muitos outros antes de nós sonharam com um mundo melhor pela educação,  por isso desejo que a capacidade de sonhar nunca vos abandone, assim garantiremos que os sonhos de milhões de estudantes possam se realizar.

#educaçãopública

Comentários