Enfermagem: realizada por poucos e imprescindível a todos


De 12 à 20 de maio está sendo comemorada a semana da Enfermagem  como  todos os anos, principalmente dentro das organizações de saúde. No entanto esse ano está sendo diferente pois mesmo antes desta semana os profissionais de saúde já estavam em evidência  mundial e também pela maioria da população brasileira. 
Uma profissão que trabalha muito e eu por ter relação profissional muito próxima  dessa profissão, costumo dizer que eles carregam a saude do nosso país nas costas, sem a enfermagem não se faz saúde. Desde Florence Nightingale, nascida em 1820 e mais tarde se tornou a mãe da enfermagem pela vida de entrega e amor ao cuidado do outro deixou um grande legado, dentre esses, o juramento que diz:
“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.” Estas palavras que sintetizam o dia a dia da enfermagem tornou-se o juramento para estudantes que colam seu grau nesta graduação. 

Hoje, 200 anos após, percebemos que os princípios sanitários elementares disseminados por ela como a higienização de espaços e a LAVAGEM DE MÃOS tão necessária nos dias de hoje em que todos combatem um inimigo invisível, deixa claro de que estamos falando de uma grande profissão, realizada por poucos e imprescindível a todos.
Que o legado de Nightingale seja visto no olhar de cada profissional da enfermagem e que sejamos capazes, enquanto sociedade, de valorizar da forma adequada estes milhares de heróis anônimos que garantem a dignidade de cada enfermo que encontram.

#enfermagem
#covid19
#pandemia
#saúde
@everton.gaide.escritor

Comentários