Estamos de volta a era pré Socrática


Evoluímos tanto em várias áreas e desenvolvemos tecnologias de ponta que facilitam a nossa vida em vários aspectos. Hoje temos a capacidade de produzir muito mais do que precisamos para uma vida digna. Se pensarmos que há três ou quatro décadas nem pensávamos em conviver com um smartphone e hoje o Brasil conta com mais celulares que habitantes. Temos tanto acesso que   não conseguimos compreender como nossos pais e avós se comunicavam, talvez eles convivecem com mais qualidade pois estavam menos expostos a usurpadores da informação que manipulam parte da realidade e a transformam em mentira ou mesmo mentiras absolutas e as transformam em verdades. Entendo que sempre precisamos desconfiar das informações que recebemos, principalmente pelo whatsapp que é o meio que as autoridades tem mais dificuldade de controlar. 

O argumento dos que compartilham informações falsas é o seu direito constitucional de livre manifestação,   de fato, está  garantida, mas não pode ser anônima, justamente para que aquele que a manifestou possa ser responsabilizado civil e criminalmente caso alguém se sinta ofendido. Além disso, as notícias falsas podem causar danos imediatos irreversíveis. Existem inúmeros relatos de pessoas que se separaram, foram linchadas, presas e até mortas por notícias falsas que alguém achou que tinha que compartilhar.
O Covid19 pode nos ensinar que a informação salva vidas, nesse afastamento social precisamos entender que a informação de qualidade e verdadeira eleva a sociedade. Não podemos aceitar um retorno a era pré Socrática onde a verdade era a experiência de cada indivíduo e de seu grupo social, a verdade precisa de método. 
Compartilhar uma informação falsa hoje só é possível por preguiça de pesquisar em fontes sérias ou mau caratismo. 

#quarentena #covid19 #vaipassar
@everton.gaide.escritor

Comentários