O fantástico mundo do presidente


Nesse momento, enquanto você lê está crônica, provavelmente já passamos de 3 mil mortes oficiais (esse número pode ser maior pela subnotificação pela falta de exames) no Brasil por corona vírus. Talvez isso ainda não te assuste ou te encontre pois, provavelmente nenhum familiar seu ou pessoa próxima tenha sido infectado. Que bom, espero que não sejam. Todavia, pelo menos 3 mil famílias perderam alguém que amam e provavelmente, lutam para evitar que outros familiares dessa vítima também tenham complicações pelo contato com o vírus. 
Talvez você não acredite na existência do vírus, talvez você seja a favor de uma abertura imediata e indiscriminada das atividades comerciais e industriais. Tudo isso seria ótimo para a economia, a retoma da "normalidade" que tanto é bradada. Infelizmente você está errado! Repito, você está ERRADO.


Não sou eu quem diz, são mais de 100 países, sendo que todos os países mais desenvolvidos desenvolvidos que o nosso optaram pelo distanciamento social, uns como prevenção (Alemanha, Coreia do Sul, Portugal), outros pela caos que duvidaram que encontrariam ( Italia, Reino Unido, Espanha e Estados unidos), mas foram forçados a agirem ao se depararem com corpos pelas ruas, desespero da população sem atendimento em hospitais superlotados. Muitos líderes desses países pediram desculpas públicas por subestimaram o poder contagioso do covid 19. A OMS vem a mais de 60 dias recomendando o distanciamento social como forma de prevenção, porém grupos de brasileiros liderados por um presidente medíocre que parece viver em um mundo paralelo, onde suas convicções religiosas e ideológicas superam fatos concretos tão necessários para a tomada de decisão. Tudo que opõe a sua forma de pensar são meras conjecturas da mídia e de inimigos políticos, hoje, por exemplo, o mundo está errado e só ele certo, mesmo sem ter qualquer formação ou experiência em saúde coletiva. Aliás, para se tornar inimigo do presidente e dos seus sedentos seguidores, basta respondê-los com ciência, fatos e indicadores. Eles odeiam qualquer discussão de fuja da experiência individual, do achismo, da mera opinião.
Como seria bom viver no fantástico mundo do presidente, mas enquanto ele existir apenas na cabeça Exmo presidente e dos seus fanáticos defensores, sigamos as orientações da OMS e demais profissionais de saúde, assim, talvez possamos evitar o velório de mais algumas centenas mil brasileiros.

#oms
#covid19
#crônicas

@everton.gaide.escritor

Comentários