Pais, escola e professores por uma educação melhor


Diante de tantos desafios que a educação está enfrentando nesse país, sendo o maior deles, proporcionar educação de qualidade diante das enormes desigualdades sociais. Vejo com otimismo o pós pandemia. Sei que teremos perdas significativas, mas acredito que também teremos alguns ganhos. 
A primeira conquista coletiva já foi atingida. Trata-se da compreensão mais clara de que não existe educação sem escola e professor. 
É inegável que a grande maioria das pessoas já sabiam que a licenciatura é uma profissão muito especial e que merece muito do nosso respeito e reconhecimento. Todavia, principalmente nos últimos anos havia um movimento crescente e disseminado por fale news tentando marginalizar a atuação do professor e a seriedade da educação. Nesses grupos havia o discurso de que os pais deveriam definir o que seus filhos deveriam ou não estudar, quais conteúdos eram os mais adequados, propondo, inclusive uma educação em casa, sem escola. Algo que a pandemia provou que sem o professor como centro torna-se inviável.

O outro ganho que a pandemia pode trazer para a educação brasileira é a aproximação maior das famílias com a escola e toda a complexidade que é o "ensinar". Na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul, bem como na ampla maioria dos municípios as aulas estão acontecendo de forma remota, ou seja, os professores produzem aulas com material impresso, vídeo aulas, áudios e disponibilizam esse material através de plataformas digitais e/ou materiais físicos, mas a realização depende do empenho dos pais. Na pandemia, o aprendizado dos filhos vai depender muito mais do empenho dos pais em garantirem a execução das atividades e pedirem ajuda aos professores que da escola. Pela primeira vez na história da educação brasileira, o país são o centro da educação e os filhos aprenderão o que os pais se esforçarem para eles aprendam.
A maioria dos pais não são profissionais da educação mas sempre que precisarem, como sempre foi, os professores estarão a disposição para ajudá-los.
A forma mudou, mas o desejo de transformar a nação pela educação é a mesma. Após a pandemia acredito que pais, escola e professores estarão mais unidos por uma educação melhor.

@everton.gaide.escritor

Comentários