Atenção aos discursos moralistas


Nas últimas duas semanas tivemos alguns fatos emblemáticos do nosso momento e talvez esses casos sejam resultado de uma busca por uma "padronização" das relações familiares e sociais. Falo da prisão da pastora Flordelis por mandar matar o marido, que foi filho adotado e namorado da filha. Pastora Flordelis representava o "exemplo da moral cristã neopentecostal", basta olhar seus vídeos no youtube. 
O segundo caso foi o afastamento do governador Witzel do Rio de Janeiro por indícios de corrupção, em seguida a prisão do pastor Everaldo também por corrupção e por fim a abertura de investigação criminal e afastamento do Padre Robson da TV Pai Eterno por suspeita de fraude bilionária. Saliento que essa crônica não é uma generalização das religiões, mas tem sim o objetivo de chamar a atenção para um discurso moralista que cresce mais a cada dia na sociedade. Os quatro cidadãos presos ou investigados têm em comum a religião, um discurso de combate à corrupção, “pró-família tradicional” que é, na verdade, extremamente machista e homofóbico. Seus discursos eram preconceituosos em relação as outras religiões e no caso do governador, Pastora Flordelis e do pastor Everaldo, também um discurso de ódio e perseguição aos adversários políticos, algo incompatível com os próprios ensinamentos de Cristo.


Essas prisões podem nos ensinar que temos que ter muito cuidado com discursos radicais, seja este religioso, moralista ou político. Eles alcançaram poder, fama e dinheiro aliando religião e política
Precisamos entender de uma vez por todas que somos livres e diferentes, pensamos diferentes, vivemos de formas diferentes, amamos e sentimos de diversas formas, somos felizes por motivos diferentes. O diferente deve ser respeitado.
Abram seus olhos e ouvidos, lembrem-se de que o discurso de família "padronizada" aliada a religião e o poder político foi responsável pelos maiores genocídios da história da humanidade, por exemplo as cruzadas, a escravidão e só nos últimos 100 anos, essa combinação foi responsável pelo fascismo e pelo nazismo que teve seu ápice na segunda guerra mundial.

Comentários