Cinco lições frente a deficiência


Na última segunda-feira 21/09 foi o dia nacional da luta da Pessoa com Deficiência e tive o prazer de conversar com uma amiga deficiente física, cadeirante e com pouco movimento nos membros superiores, que me deu uma aula de superação na prática. Nossa conversa tinha o objetivo de tratar sobre os desafios que ela encontrou em relação a acessibilidade e como ela superou para conquistar sua formação superior, se tornar uma desenhista com a boca e para-atleta de bocha.
Falamos sobre diversos temas, trabalho, família, legislação, acessibilidade, escola, preconceitos, superação e realizações. Apresentou suas artes em aquarelas ricas em detalhes, suas medalhas, sua experiência em seletivas da seleção brasileira que infelizmente não conseguiu a vaga, mas que essa experiência lhe deu a certeza de que esse é mais um objetivo a ser alcançado. De tantas coisas boas em ouvi-la, reescrevo abaixo as principais lições que tirei para minha vida e acredito que deve servir de motivação para muitas pessoas.
1-    É preciso ter sonhos, metas e objetivos. Isso, na fala dela, faz com que você não desista no meio do caminho.
2-    Tenha uma família e amigos com que contar.
3-    Mantenha o bom humor e isso fará com que momentos difíceis ou desconfortáveis ganhem certa leveza e possa ser superado de maneira mais agradável.
4-    Pratique e estimule a prática de algum esporte, isso pode abrir muitas portas.
5-    Não se veja como alguém incapaz e nem deixem com que te vejam dessa forma. Para isso é necessário acreditar em suas potencialidades.


O dia da luta da pessoa com deficiência foi esta semana, mas fica claro que essa é uma luta de toda a sociedade todos os dias do ano. A inclusão a partir da acessibilidade deve ser uma busca constante de todos nós, deficientes ou não. Se cada um de nós fizer a sua parte com respeito e empatia, sem dúvida viveremos tempos realmente mais inclusivo.  

Comentários