Votar precisa ser mais que digitar um número

 Entramos numa fase extremamente importante para todos nós, pois no último domingo foi iniciado o período eleitoral onde todos os problemas seculares de cada município se transformam em rápidas e simples soluções para a maioria dos candidatos. Você receberá em sua casa inúmeros candidatos e acredite, isso é importante para o processo democrático. Precisamos ouvir todos que entendem que somos importantes no processo democrático municipal, porém precisamos ouvir, avaliar e principalmente nos informar sobre o que cada um dos candidatos ao executivo e legislativo municipal está te apresentando como proposta. É necessário ser crítico, não pela crítica em si, mas pela necessidade de se fazer um voto mais consciente. Precisamos valorizar o nosso voto e “fugir” da generalização, seja ela qual for.

            Todos nós, pelas nossas vivências e experiências temos alguma concepção do que é melhor para o nosso município, por isso precisamos identificar quais dos candidatos tem o histórico de vida e profissional mais próximo daquilo que acreditamos. Nesse momento, todos vão parecer boas opções, todos entendem de saúde, educação, saneamento básico, contas públicas e tudo mais que for necessário para te convencer, mas será que de fato entendem? Será que a conduta social deles ao longo da vida condiz com seus discursos?


            Assim como no futebol, todos fariam o gol depois do pênalti batido. Ou seja, você receberá pessoas que vão criticar tudo que os outros ao invés de apresentarem soluções sem terem construído nada. Você ouvirá que deveria ser tudo diferente do que foi feito; ouvirá que nada foi feito; ouvirá que são o diferente; vão prometer não sumir depois de eleitos; que representarão suas bandeiras etc. Será mesmo? Lembre-se do último candidato que você votou, ele venceu e realmente fez as ações que prometeu? Ele perdeu e sumiu, nem mesmo voltou ao longo dos 4 anos para agradecer o seu voto, a sua confiança? Todos devem ser cobrados, quem venceu e quem perdeu. Ações são mais importante que palavras.

            Reforço, é um momento importante para o futuro das nossas cidades e não podemos aceitar apenas bons discursos e promessas, olhemos para as ações, olhemos para os motivos aos quais aquele ou aquela candidata quer se eleger. Será que é o desejo de fazer algo para o município ou garantir um salário no final do mês ou uma busca por satisfazer seu próprio ego? Não se iluda, pois não existem soluções fáceis para problemas complexos.

Votar é o ato mais importante em qualquer democracia e precisa ser mais do que digitar um número na urna. Deve ser um ato de comprometimento com o município, com as pessoas e o futuro.

 


Comentários