Se um dia eu pudesse


Na música Primeiros Erros, um dos maiores sucessos da banda Capital Inicial, o autor fala da hipotética possibilidade de ver o passado e  mudar os "primeiros erros". A música se tornou o sucesso com toda a liberdade poética que a arte precisa e merece porque ela nos faz refletir sobre o que faríamos se realmente pudéssemos voltar ao passado. Porém, todos sabemos que é impossível revisitar o passado e mudar os erros que cometemos. Mesmo sabendo dessa impossibilidade tenho certeza que você já se pegou imaginando como seria sua vida hoje se não tivesse destratado alguém especial, se não tivesse comprado determinado carro, se tivesse aceitado aquela troca de emprego, se não tivesse escolhido aquela estrada, se não tivesse aberto aquele negócio, se tivesse investido mais na família. Sei que são muitos "SE" nas nossas vidas e errar é normal, aliás, se não fossem os erros, como aprenderíamos a valorizar os acertos?
Como saberíamos o quão importante são as pessoas que nos acolhem justamente quando erramos? Como entenderíamos que as pessoas que mais amamos na vida também erram?
Como saberíamos de quem devemos nos afastar justamente por apontarem constantemente os nossos erros e nos impedindo de aprender com tais experiências. Como seria a vida sem erros?
Agora elimine todos os "SE" dessa conversa e inclua os conceitos de  "aprendizado e respeito" e talvez você revolucione a sua qualidade de vida através do fortalecimento da sua auto estima. Se um dia eu pudesse te dar um conselho, eu te pediria para estar aberto ao aprendizado nas suas relações sociais para perceber que Mandela tinha razão quando escreveu que ele nunca "perdia, pois ao final, ou ele ganhava ou ele aprendia".



Atualmente as redes sociais se tornaram uma espécie de tribunal da moralidade onde os erros são expostos e julgados por dezenas, às vezes milhares de pessoas que cometem exatamente os mesmos erros que condenam e isso pode gerar muito sofrimento emocional em que é "cancelado". Não podemos naturalizar a tortura psicológica e emocional, seja essa real ou virtual.
Diante da certeza de que os erros irão acontecer na vida de todos nós e pelas questões que propus neste pequeno texto, entendo que o caminho possível para viver bem em sociedade é aprender com próprios erros,  não exponha os erros de ninguém em público, respeite as limitações dos outros, principalmente dos que te amam.

Comentários