Talvez seja apenas um espelho

 Como escreveu e cantou Renato Russo, "nos deram espelhos e vimos um mundo doente". Pois é, vivemos em um mundo onde as pessoas julgam as outras por um pequeno recorte, este recorte pode ser uma postagem nas redes sociais, uma opinião sobre algum fato ou evento, ou ainda, uma percepção sem uma melhor avaliação. Esse ato pode ser entendido com pré conceito em sua mais completa definição.



Outro conceito interessante para pensarmos o extremo julgamento da atualidade, potencializado pelas redes sociais é o de transferência, que em psicanálise acontece quando transferimos para os outros os nossos defeitos e falhar que não aceitamos e que facilmente vemos nos outros. Por exemplo, muitas vezes, acusamos os outros por não nos ouvirem, quando na verdade nós é quem não somos capazes de ouvir, queremos apenas ser escutados. Chamamos os outros de radicais quando na verdade nós não toleramos as divergências. De questões rotineiras as mais complexas, a negação e a transferência nos faz julgar mais e com menos informações se não as nossas próprias fraquezas.
Todos nós oscilamos em nossos comportamentos, formas de ver o mundo e as pessoas ao longo do tempo. Nossos heróis se tornam vilões, pessoas com quem nos relacionamos mudam e nos surpreendem. Mudar, julgar, avaliar e decidir parecem ser verbos que nos acompanharão a vida inteira, porém tem um quinto verbo que se chama "evoluir" que pode ser a consequência do ato de decidir é que, de fato, pode nos transformar para melhor. Tem um autor da psicanálise chamado Jung que disse em um dos seus escritos: 
- Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Pense bem e reflita, será que o que crítica no outro não é apenas o espelho da sua alma?

Comentários