O que constitui uma personalidade feliz?

A Personalidade Feliz

A classificação de felicidade para os teóricos da psicologia é o bem-estar subjetivo ou satisfação de vida que em suma é a avaliação cognitiva da qualidade de experiências de vida da pessoa e sua posse de afeto positivo. Assim a felicidade possui aspectos racionais e emocionais.

Dinheiro traz felicidade? Não, mas a ausência dele pode levar a infelicidade, pois suprir as necessidades básicas é pré-requisito para a felicidade. Em contraponto quem tem dinheiro muito além das necessidades tem efeito muito pequeno na felicidade.

A saúde tem relação com a felicidade? Como no caso do dinheiro, a falta de saúde pode trazer infelicidade, mas ser saudável não significa ser feliz.

Idade, gênero tem pouca influência na felicidade.

O casamento faz diferença? Sim, pois pesquisas mostram que pessoas casadas mostram maiores níveis de felicidades do que pessoas separadas, divorciadas e que nunca casaram.
Satisfação com o emprego e nível de educação tem correlação modesta com a felicidade.

Fatores de personalidade:
A auto-eficácia está relacionada de forma significativa com a felicidade. Ou seja, somos mais felizes quando nos sentimos capazes de fazermos coisas bem feitas. Quando nos esforçamos com um projeto para o futuro. Estas coisas dão sentido à vida (sentida para a vida) que é um fator consistentemente poderoso para o bem-estar subjetivo.

Três variáveis para satisfação na vida:
auto-aceitação (avaliação positiva de si mesmo), domínio do meio (capacidade de lidar com desafios) e autonomia (um forte senso de autodeterminação).

Seis variáveis associadas a personalidade feliz
-Defensiva repressiva: quanto menos informações ameaçadoras estiverem inconscientes, maior será o bem estar subjetivo.

- Confiança: quanto mais confiança mais projetos otimistas para o futuro.
-Lócus no controle interno e desejo de controle: desejo de controlar a sua vida.
-Firmeza- tendência a minimizar eventos estressores e avaliá-los em termos otimistas.
-Estabilidade emocional e afeto positivo: não possuir neuroses, reações temperamentais, sentimentos e emoções negativas.
-Auto-estima: pessoas que se sentem bem em relação a si mesma.

Teorias da Personalidade, Calvin S. Hall, Gardner Lindzey, John B. Campbell. Artes Médicas, Porto Alegre RS

Comentários