Cuide do seu relacionamento

Nesta semana tive a oportunidade realizar uma live pelo meu Instagram com a psicóloga Regina Lopes Lino, especialista em terapia familiar sistêmica com forte atuação em terapia de casais. Nossa conversa começou com a contextualização do que é um relacionamento afetivo íntimo, como ele se dá normalmente e os principais aspectos de um relacionamento mais saudável. A partir disso ela apresentou uma série de situações comuns em seu consultório e dentre as várias situações, gostaria de destacar o processo de comunicação nos relacionamentos. Inicialmente, a dificuldade comunicação me chama a atenção nesse contexto pois muitos casais entram em crise que pode culminar com o fim de um relacionamento por não se comunicarem bem. Isso significa que não falar o que é necessário e principalmente não ouvir as dificuldades ou conquistas do parceiro continuam sendo fatores que colaboram com o fim dos relacionamentos.





Como a conversa tinha uma perspectiva positiva, a psicóloga enumerou alguns nutrientes emocionais observados na maioria dos relacionamentos saudáveis. Por entender que falar sobre esses nutrientes podem te ajudar a observar se eles estão presentes no seu relacionamento, vou enumerar cinco deles.
O primeiro é a necessidade de que cada integrante do relacionamento saiba O QUE QUER DA VIDA para então se unir a outra pessoa para um projeto comum. Em seguida aparece o HUMOR como um fator que trará a leveza a uma conversa de casal. Fará com que temas mais complexos sejam tratados de forma mais amena. O terceiro ponto é o estabelecimento de LIMITES que te fará aprender a dizer e ouvir um NÃO quando necessário.  Às vezes temos receio de dizer não ao companheiro (a) para não magoar sem perceber que não limitar pode causar um mal ainda maior. Se necessário, diga não. Na sequência da conversa, surgiu o ESTAR JUNTO como fator que destaca que a qualidade do tempo é mais importante que quantidade. Estar junto significa escutar de fato, desligar o celular e aproveitar aquele momento. Por fim, o quinto nutriente emocional é a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Ou seja, é ter a iniciativa de ajudar o outro nas atividades dele. Isso gera um sentimento de gratidão e companheirismo.

Essa crônica não tem a pretensão e nem poderia esgotar a complexidade de uma relacionamento amoroso, mas pode colaborar para que você se questione se você tem regado seu relacionamento para que ele seja saudável. Os desafios, os erros e os ciclos normais de qualquer relacionamento vai ocorrer, mas se ambos estiverem dispostos a evoluírem as chances de continuarem juntos será muito maior.  Não deixe para depois, cuide do seu relacionamento para colher bons frutos.

Me sigam no Instagram @everton.gaide.escritor

Comentários